Namoro Santo é tema de formação para jovens e adolescentes

Por: André Bida/PASCOM

Um mundo que nos condiciona a sexualização diariamente por meio de imagens e atitudes. Um universo onde viver somente do prazer e satisfação pessoal é o ideal, isso que nos é pregado atualmente, mas o questionamento que fica é: somos capazes de lutar contra esses estímulos? Pensando nisso que a Paróquia Santa Rita de Cássia realizou no mês de junho o retiro “Namoro Santo” na Capela Nossa Senhora Da Luz, no Jardim Maracanã.

Juliana Rachid Teixeira, missionária que conduziu a formação para jovens e adolescentes

Um dia de formação para líderes e membros das células de adolescentes e células jovens da comunidade, ministrado pela missionária paraense Juliana Rachid Teixeira.

“Um retiro desses pode mudar uma vida e um namoro. O jovem pode gerar uma boa família, um fim útil. O fim útil é o sonho de Deus para nós, seja uma vida em comunidade ou na formação de uma família com pai, mãe e filhos”, comenta Rachid.

O retiro contou com as seguintes formações: “A sexualidade dentro do projeto de amor de Deus: o que Deus sonhou quando pensou em mim”, “Sexualidade deturpada: o pecado, as ideologias e a desfiguração do projeto do Pai”, “Redenção: A cura da nossa afetividade em Jesus”, “O que é o namoro santo e como percorrer este caminho” e “Projeto de vida sobre a sexualidade”.

Para Juliana, esses momentos de confronto com a realidade é extrema importância para o jovem, pois ele toma um um caminho de misericórdia e se volta para Deus. “A gente não foi criado em condição de sobrevivente, fomos criados em condição de vivente, de protagonista da história”, aponta Rachid sobre a banalização do corpo nos dias atuais e complementa afirmando a importância de retiro com essa temática para os jovens. “O jovem foi feito para hoje; ele é usado hoje, ousado hoje, criativo hoje”, diz.

“O jovem foi feito para hoje; ele é usado hoje, ousado hoje, criativo hoje”

Juliana Rachid encerrou o retiro agradecendo a oportunidade de conduzir formações sobre um de extrema importância nos dias atuais e dizendo que acredita que este foi o primeiro passo, já que a comunidade pode continuar cuidando e fortalecendo os jovens e adolescentes que desejam não serem prisioneiro dos próprios desejos. “Eu só pedi uma coisa para Deus nesse retiro; que uma semente fosse plantada porque aqui eu sei que é regado”, comentou a missionária.

Durante o dia de formação, os jovens da Paróquia Santa Rita receberam orientações sobre namoro casto e sua capacidade de fortalecer ainda mais os laços e os corações de um casal.

Confira abaixo as fotos do retiro “Namoro Santo” realizado na Capela Nossa Senhora Da Luz, no Jardim Maracanã.